Habitantes das grandes cidades, tendemos a ser arrastados para um estilo de vida acelerado. Rodeados de edifícios e infraestruturas de grande porte, podemos facilmente perder de vista os espaços fundamentais que nos conectam ao nosso bairro e nos proporcionam raros momentos de tranquilidade e lazer. A apropriação do meio ambiente que habitamos torna-se uma circunstância incomum.
Em cidades onde os espaços públicos são frequentemente esquecidos ou mal utilizados, a necessidade de estruturas adequadas à escala humana é fundamental. Para promover a participação cívica, recreação, socialização e tornar a cidade mais habitável e agradável para seus cidadãos, um recurso barato e rápido tem sido a criação de pavilhões ou instalações – microarquiteturas que oferecem a possibilidade de uma rápida fuga do cotidiano urbano.
Seja um palco, uma instalação artística interativa ou um pavilhão com finalidade social, os projetos selecionados a seguir são um convite a abrir o espaço urbano ao público, possibilitando encontros ao ar livre e fomentando interações humanas.
Pavilhões culturais e educativos
Estruturas criadas com o intuito de promover intercâmbios culturais e educacionais dentro da comunidade.
CCP Pavilion / República Portatil
The Yellow Pavilion / Architecture for Humans
Instalação Catalyst Cube / Will Sandy Design Studio + Incursiones
Estruturas para artes e performances
Estruturas que combinam arte e arquitetura, esses pavilhões funcionam como palcos para apresentações ou, ainda, como refúgios contemplativos.
Pavilhão Rounds / SPORTS
Belvedere Pavilion / Kawahara Krause Architects
Ripple Pavilion / Atelier Chang
AirMesh Pavilion / AIRLAB
Espaços de encontro social
O objetivo desse tipo de projeto é simplesmente proporcionar espaços de estar, encontros informais e pequenos eventos sociais – espaços comuns de uso coletivo.